Ecossistema no tablet


No mundo da tecnologia, o tablet é, largamente, o que mais tem crescido. Os milhões de compradores continuam a aumentar a grande ritmo, e de acordo com este artigo, só no dia de Natal foram ativados mais de 17 milhões de dispositivos!


A verdade é que as pessoas têm cada vez mais interesse nestes produtos e por as marcas quererem satisfazer os desejos dos clientes, a investigação nesta área tem sido muito aprofundada e a concorrência não pára de crescer. Para quem está de fora, tem sido realmente fantástico assistir a esta "guerra", no bom sentido, onde é muito difícil dizer qual o melhor, pois todos têm as suas especialidades. Em termos de números, a apple mantém-se em primeiro lugar com pouco mais de 50% (já teve mais, mas a android tem vindo a crescer nos últimos meses).

Em termos de características têm ficado mais finos, mais leves, com mais bateria, mais rápidos, mais simples, mais funcionais e não passou assim tanto tempo desde que nasceu o primeiro ipad! Vai fazer 3 anos em Março, desde que foi apresentado o ipad da apple, e esta empresa está já a preparar o 5º para lançar ainda este ano. E se formos a ter em atenção as diferenças entre estes 2 ipad percebemos que por trás estão muitas horas de estudo para melhorar o equipamento. Também as outras empresas se empenham por atualizar os seus produtos para oferecer o melhor aos seus clientes. Vimos há poucos dias num evento de tecnologia em Las Vegas (CES), que foram apresentados mais tablets de várias marcas, com ideias inovadoras. E para o consumidor, isto só traz vantagens.

A nível do sistema, como já vimos, a apple tem mais aplicações que a android, mas ambas estão a crescer, por isso creio que esse já não seja um fator diferenciador. Ainda assim, o recente windows 8 tem consideravelmente menos aplicações (apenas 35.000 face ao milhão da apple), o que para já o torna menos atrativo, embora a microsoft esteja bastante empenhada em aumentar este número.

Também nos tablets o sistema da apple é mais fluido e tem uma apresentção mais simples que os restantes. Percebemos que isso é a imagem de marca da apple, que se esforça para que os seus produtos sejam rápidos e agradáveis de utilizar. A android também tem feito melhorias nesse aspeto e o windows segue pouco atrás. Por outro lado o sistema da google é o mais personalizável dos 3 e com a ajuda de algumas aplicações, podemos mudar significativamente a apresentação do tablet!

Um outro aspeto fundamental é a bateria dos ipads ser superior à dos concorrentes (excetuando os que permitem juntar um teclado ganhando assim horas extra, atingindo até 19h de utilização, mas o tamanho e o peso aumentam para o dobro, o que pode afugentar quem priveligia o menor tamanho possível). Isto explica-se com o facto de o sistema da apple ser desenhado especificamente para o ipad e o android ser mais geral, o que faz com que a gestão dos recursos não seja feita da melhor maneira e a bateria se esgote mais rapidamente. Para contrariar isto, a google criou os nexus: produtos desenvolvidos em parceria com uma construtora de tablets ou telefones, com a supervisão da equipa da android, de forma a que a interação entre o sistema e o aparelho seja a melhor, com uma melhor gestão de bateria e mais fluidez, como consequência.

Com mais adaptador, ou menos adaptador, todos os sistemas permitem ligar pens de armazenamento ou de acesso à internet, ou outros acessórios, como teclados, e acima de tudo, a ligação HDMI para visualização de conteúdos na televisão, ou noutro monitor externo. O ipad disponibiliza apenas uma porta geral que com adaptadores permite várias funções, no entanto, os android e windows já trazem de origem as entradas específicas, pelo que não precisam de (tantos) adaptadores; e os da apple, por serem específicos, são mais caros. Falaremos disto mais adiante, num tópico dedicado.

Alguns tablets e telefones android possuem já a tecnologia DLNA, que permite a partilha de conteúdos sem fios, por exemplo para a televisão (desde que esta tenha esta funcionalidade cada vez mais comum). No caso da apple é possível transmitir conteúdos sem fios (AirPlay), mas apenas através da apple TV, vendida separadamente.

O novo android 4.2 já tem a opção de mudar de utilizador, o que significa que em casa, podemos ter um tablet partilhado com a família, cada um com a sua conta e aplicações.


Até ao próximo post!

Para seguir o blog, basta fazer like na página do facebook.