Escolher um tablet

Asus Vivo Tab

Tal como no caso do computador, também no tablet a primeira decisão deve ser a do ecossistema. Remeto novamente para os tópicos 03, 04, 05 e 07 relacionados com este tema. Relembro que o ecossistema pode facilitar a adaptação e utilização deste aparelho.


Ao tablet, à partida, queremos dar um uso diferente do que damos ao computador, ainda que portátil e muito leve. Isto porque o tablet tem menos funcionalidades. 

Recomendo, por isso, fazer uma lista, ainda que mental, das funcionalidades que pretendemos que o tablet tenha, ou em que situações o queremos utilizar, isto para facilitar a escolha do ecossistema.

Seguidamente, decidir o tamanho do ecrã: a oferta vai de 7 polegadas até 11,6. Aqui o utilizador tem de se sentir confortável a ler num ecrã generoso, ou dar primazia ao pequeno tamanho e peso. É sem dúvida das decisões mais delicadas na hora de comprar um tablet, pois umas vezes vamos desejar que ele fique mais pequeno, e outras vezes que o ecrã aumente! Perfeitamente normal, até porque estando sempre ou quase sempre connosco, as necessidades vão variando. O importante é escolher o tamanho que mais vezes vai ser conveniente.

Depois vêm as características comuns destes dispositivos:
- Bateria (autonomia)
- Ligação à internet móvel 3G/4G
- NFC
- GPS
- Bluetooth
- Peso
- Qualidade de imagem
- Rapidez/fluidez (processador, ram)
- Câmera
- Capacidade de memória interna
- Possibilidade de inserir cartão micro-SD
- Ligações externas (HDMI, USB-OTG)
- Acelerómetro e outros sensores (por vezes necessários em jogos)
- Qualidade de som das colunas
- Microfone
- Acessórios que traz de origem
- Conforto enquanto se agarra
- As barras laterais, junto ao ecrã permitem agarrar facilmente o tablet sem pôr os dedos no ecrã tátil e carregar em alguma opção sem querer,  etc.

Uma dica para a tomada de decisão é, através desta lista, estabelecer prioridades entre as várias especificações do produto e aquele que reunir mais "pontos" dentro dos que delinear, será um forte candidato. Verifique também se, para esse tablet em específico, existem os acessórios com os quais o vai usar.

Estas são as características principais dos aparelhos. Para alguns utilizadores, haverá algumas que não são importantes, para outros, certamente, não referi todas. Isto porque o tablet é pessoal e aqui faço apenas referência aos principais aspetos que distinguem os vários modelos. No caso de ter preferência por alguma marca específica, a oferta diminui bastante, tornando-se mais fácil a escolha.

Para quem gosta de escrever diretamente no ecrã do aparelho com uma caneta própria para estes dispositivos, então aconselho a experimentar a linha note da samsung. Especialmente para este tipo de utilizadores, traz já uma caneta que se guarda facilmente no equipamento. No caso dos tablets, é o Samsung Galaxy Note 10.1 com um ecrã mais sensível para que possa escrever como se fosse uma folha de papel, sendo mesmo sensível à pressão com que escrevemos, traçando uma linha mais carregada ou mais desvanecida, e até ignora a mão que segura a caneta e se apoia no ecrã.

Uma nota relativamente ao ecrã: há dois formatos principais. O formato 4:3 que é quase quadrado e é o adotado pelo ipad e pelo ipad mini, na verdade, quase todos os tablets de 8 ou 9,7 polegadas adotam este formato. É mais adequado para ler, no entanto, na reprodução de filmes vai apresentar barras pretas. O formato 16:9 é mais retangular e é o mais frequente até porque é o formato adotado pelos tablets de 7, 10 e 11,6 polegadas. É mais adequado para ver filmes devido ao seu ecrã panorâmico, eliminando muitas vezes as barras pretas.

Se está perfeitamente decidido relativamente ao uso que quer dar ao tablet e algumas destas características lhe são desconhecidas, então ignore simplesmente. O objetivo não é dominar todas as especificações do aparelho, mas apenas aquelas que lhe interessam. Naturalmente, convém ter uma ideia do desempenho do tablet no geral, pois pode haver algum componente que baixe o rendimento do dispositivo e ignorando esse facto pode condenar o uso do aparelho. Tenciono futuramente escrever artigos informativos sobre algumas destas características menos conhecidas ou mais recentes.


Estes são critérios para uma escolha mais objetiva, mas convém não esquecer o design, muitas vezes determinante, tal como o preço!


Até ao próximo post!

Para seguir o blog, basta fazer like na página do facebook.