1. O ecrã é dos componentes que mais consome bateria. Diminua o tempo que ele demora a desligar-se sozinho quando está inativo (uma opção que pode encontrar nas definições do ecrã), ou desligue-o manualmente quando não precisar.
2. Desative o brilho automático. Além de consumir bateria com o sensor de luminosidade, por vezes tem mais brilho que o necessário.
3. O sensor de rotação automática do ecrã também gasta bateria. Se é um dos utilizadores que acha esta opção por vezes incómoda, desative-a!
4. Se não está a utilizar o Wi-Fi desligue-o (por exemplo quando está a ver um filme ou se deixa o telefone ligado durante a noite). O mesmo se aplica ao Bluetooth e ao GPS. Pode ativar o "modo avião" que desativa todas as ligações ativas (Wi-Fi, Bluetooth, rede telefónica).
5. Alguns smartphones vibram quando se pressiona alguma tecla "touch" para dar a ideia de estarmos mesmo a carregar num botão físico. Se não dá grande importância a esta funcionalidade pode desativá-la e poupar bateria!
6. Ative o modo de poupança de energia! O desempenho não será muito afetado e consegue realmente poupar bateria. Se precisar de correr alguma aplicação ou jogo que exija mais recursos, pode simplesmente desativar a opção temporariamente.
7. Desinstale aplicações desnecessárias. Além de ocuparem espaço, muitas vezes algumas correm em segundo plano e tornam o dispositivo mais lento.
8. Se apenas utiliza o telefone para fazer chamadas e enviar mensagens, sem aceder à internet móvel, então pode ativar apenas a rede 2G ou GSM, que consome menos.
Algumas destas sugestões podem não estar disponíveis no seu dispositivo, nomeadamente os apple que têm uma melhor gestão de recursos e também por isso são mais limitados a nível de configurações. Para saber mais pode ler este artigo.
Até ao próximo post!
Apoie este blog fazendo like na página do facebook e fique a par de todas as novidades!