Um computador topo de gama com um ecrã de grande qualidade. Pode ver a análise em vídeo no Youtube ou ler o artigo abaixo, que contém a mesma informação.
Análise em vídeo:
Análise em vídeo:
Análise em texto:
De lado estão 2 portas USB 3.0 e duas Thunderbolt 2 onde pode ligar um disco externo ou um monitor, até porque esta porta funciona também como Mini DisplayPort. Tem também uma porta HDMI, através da qual pode ligar o computador à televisão, sem precisar de adaptadores. Conta ainda com uma entrada para cartões de memória e a porta de alimentação MagSafe, que funciona com ímane, evitando acidentes caso alguém tropece no fio enquanto a bateria carrega. Além de Bluetooth 4.0, há ainda suporte à mais recente norma de Wi-Fi 802.11ac. As chamadas de vídeo e voz têm ótima qualidade graças à câmara de alta definição, capaz de filmar em 720p, e aos dois microfones que reduzem o ruído ambiente. Tem ainda 2 colunas frontais de grande qualidade.
O ecrã é o que realmente distingue este MacBook Pro dos restantes computadores, sejam da Apple ou Windows. Tem uma resolução de 2880*1800, bem acima do Full HD (1920*1080), mas inferior ao 4K (3840*2160). Por serem tantos píxeis e tão pequenos que o olho humano não os consegue distinguir individualmente, a Apple deu o nome de ecrã retina, que já está presente no iPhone desde a versão 4 e no iPad, desde a terceira geração e também no novo iPad mini.
O teclado é bastante confortável para escrever e é o mesmo em todos os portáteis da Apple; além disso é retroiluminado, o que significa que em ambientes de pouca luz, consegue ver as teclas. O trackpad é grande e suporta múltiplos gestos com vários dedos, o que torna a experiência de utilização deste Mac, muito mais fluida.
As características são de um computador topo de gama e o desempenho é de alto nível, sendo capaz de reproduzir vídeos com qualidade 4K e jogos modernos, como o novo SimCity, mesmo com o computador quente e com as ventoinhas a trabalhar. Se precisar de correr algum programa que só funcione em Windows, pode instalá-lo numa máquina virtual ou numa partição à parte, pois este Mac tem capacidade para albergar os dois sistemas operativos, tal como se pode ver no vídeo de análise abaixo:
Em conclusão, este é um portátil para quem precisa de correr programas mais pesados, como editores de vídeo e imagem, e até mesmo jogos, ou simplesmente para quem valoriza um ecrã de grande qualidade. A versão base custa 2050€, e existe a possibilidade de melhorar quase todos os componentes, inclusivé adicionar uma placa gráfica dedicada. É um computador cheio de pontos a favor, exceto o preço, que é um pouco elevado, principalmente se tivermos em conta que é o único modelo de 15 polegadas da Apple.
E você, o que acha deste computador? Há algum concorrente capaz de destronar este MacBook Pro? Deixe a sua opinião!