Pode sincronizar as suas pastas de "Documentos", "Imagens", "Vídeos" e "Músicas" do Windows com o seu serviço de armazenamento na nuvem, de forma automática e sem duplicar a informação.
Seja qual for o serviço de armazenamento na nuvem que utiliza (Google Drive, Dropbox, Copy, Meo Cloud, etc), terá uma pasta dedicada do lado esquerdo. Dentro dessa pasta crie uma nova pasta com o nome "Documentos", na qual deve colocar todos os ficheiros que desejar. Nesta altura, esses ficheiros estão sincronizados com a "nuvem". O passo seguinte é fazer coincidir essa pasta com a pasta "Documentos" na biblioteca do Windows. Para isso, basta clicar com o botão direito do rato em cima de "Documentos", à esquerda, como se pode ver na imagem prinicpal, e carregar em "Propriedades".
Aparecerá uma nova janela com vários separadores; vá ao que diz "Localização" e clique em "Mover". Surgirá uma nova janela onde deve "dizer ao computador" a nova localização da pasta "Documentos". Selecione o serviço de armazenamento na nuvem onde criou a pasta no início deste artigo e, de seguida, selecione a pasta em causa. Por fim, clique em "Selecionar Pasta" para fechar esta janela. Na outra janela, clique em "OK" para a fechar. Surgirá um aviso para saber se deseja passar todos os ficheiros da antiga localização para a nova - recomenda-se que sim, para manter todos os seus ficheiros no mesmo sítio e na nuvem.
Repita o processo para as pastas "Música", "Vídeos", "Imagens" e "Transferências", de forma a assegurar que todos os seus ficheiros estejam guardados na nuvem. Assim, se o computador avariar, consegue recuperar os seus dados e até pode aceder-lhes a partir de qualquer parte do mundo, sempre que quiser, mesmo que não esteja no seu computador pessoal.
Se ainda não está convencido das vantagens de guardar os seus documentos na nuvem, pode ler este artigo para ficar mais esclarecido: 5 razões para guardar os seus documentos na nuvem (cloud).
Se ainda não está convencido das vantagens de guardar os seus documentos na nuvem, pode ler este artigo para ficar mais esclarecido: 5 razões para guardar os seus documentos na nuvem (cloud).
E o leitor, já sincronizou os seus dados com a nuvem? Se tiver alguma dúvida ou questão, não hesite em colocá-la!