Um computador em formato tablet. Pode ver a análise em vídeo no Youtube ou ler o artigo abaixo que contém a mesma informação.
Análise em vídeo:
Análise em texto:
À primeira vista o Surface Pro parece um tablet mais grosso e mais pesado que o normal, mas isso é porque na verdade é um computador; e nesse segmento é bastante leve, pesando apenas 900g com uma espessura de 13,5 mm. O ecrã de 10,6 polegadas tem resolução Full HD, é sensível ao toque e está protegido por um vidro Gorilla Glass, resistente a riscos.
Atrás tem um suporte com 2 ângulos de inclinação, que permite pousar o Surface na secretária para trabalhar ou pousá-lo sobre as pernas e ver um vídeo, por exemplo. Comparando a um portátil convencional que permite ajustar a inclinação do ecrã, o Pro 2 fica em desvantagem. No entanto, o largo ângulo de visão do Surface permite ver o conteúdo do ecrã a partir de vários ângulos, o que ajuda a ultrapassar esta limitação. Isto aliado às cores vivas, tornam este computador ideal para ver vídeos de alta definição e editar imagens.
No interior conta com um processador Intel i5 de 2 núcleos a 1,6 GHz até 2,6 GHz, 4 GB de RAM, placa gráfica integrada HD 4400 e 64 GB de capacidade de armazenamento SSD. Pode optar por outras versões com 8 GB de RAM e mais capacidade de armazenamento, até 512 GB. Os Surface Pro 2 mais recentes têm um novo processador mais rápido, igualmente de 2 núcleos mas com frequências entre 1,9 e 2,9 GHz. Esta alteração também afeta a placa gráfica integrada que passa de 1 GHz para 1,1 GHz.
O Surface Pro 2 corre o Windows 8.1 e é bastante rápido a ligar, assim como a abrir aplicações. Importa referir que o Microsoft Office não está incluído, pelo que se quiser trabalhar no Word, Excel ou PowerPoint terá de adquirir este serviço à parte e instalar no seu computador, o que não acontece com o Surface 2, que é mais barato e é apenas um tablet e que inclui o Office. A desvantagem deste tablet, o Surface 2, é que não tem a versão completa do Windows e não pode instalar programas como num computador normal, estando limitado às aplicações disponíveis na loja do Windows, que não são muitas (menos de 200 000), enquanto que o iPad e os tablets Android têm mais de 1 milhão de aplicações disponíveis, uma oferta 5x superior. Por outro lado o Surface Pro 2 permite instalar as aplicações da loja do Windows e também todos os programas disponíveis para computador, o que torna a oferta praticamente ilimitada. Neste aspeto, o Pro é bastante versátil, já que pode ser utilizado como computador ou como tablet, ainda assim, pesa quase o dobro do iPad Air e torna-se desconfortável segurá-lo durante um longo período de tempo, por isso se pretende utilizá-lo exclusivamente como tablet, então o Surface Pro não é a melhor opção. Apesar de tudo, conta com acelerómetro e giroscópio permitindo jogar os jogos que se baseiam na movimentação do aparelho. Os jogos mais pesados vão fazer com que a parte de trás aqueça mais e se ouçam as ventoinhas, que em utilização normal, são praticamente inaudíveis.
A nível de conectividade conta com Bluetooth 4.0, Wi-Fi 802.11n, o mais comum, uma porta USB 3.0, a mais rápida, onde pode ligar uma Pen USB, um rato, ou um teclado, ou outros acessórios; tem ainda uma porta de vídeo e áudio, a mini DisplayPort, que permite ligar o Pro à televisão, por exemplo; e uma entrada para cartões microSD que pode servir para expandir a capacidade de armazenamento. Conta ainda com 2 câmaras, uma traseira e outra frontal, capazes de filmar em alta definição (720p), o que é útil em videochamadas. Tem também um microfone e dois altifalantes estéreo de boa qualidade.
De lado está a porta onde se liga o carregador da bateria, através de um ímane, mas não é tão prático quanto o dos computadores da Apple, os MacBook, pois por vezes não fica bem encaixado, ainda assim consegue evitar acidentes caso alguém tropece no fio enquanto a bateria carrega. A autonomia é de 8h, aproximadamente, o que é bastante bom tendo em conta que é um computador potente com um ecrã de alta definição, o que consome mais bateria. Um aspeto a que demos grande importância quando comparámos este Surface Pro ao MacBook Air de 11 polegadas, que tem uma autonomia de 9h mas não tem um ecrã tão nítido, o que justifica, em parte, esta superioridade na bateria. Pode ler o artigo completo deste comparativo, clicando no link que aparece aqui no ecrã ou abaixo, na descrição do vídeo.
Um acessório que está incluído na caixa do Surface Pro 2 é a caneta de alta precisão, ideal para escrever e desenhar. Pode tomar notas num ficheiro PDF graças à aplicação "Leitor" da Microsoft, que é a pré-definida para ler este tipo de documentos, e que permite utilizar a caneta. Há outra aplicação, o "Fresh Paint", que pode ser descarregada gratuitamente a partir da loja de aplicações do Windows, onde pode fazer desenhos e pinturas de grande qualidade, com as imensas opções disponíveis. Pode mesmo fazer um traço mais carregado ou mais leve dado que há sensibilidade à pressão e o próprio ecrã rejeita automaticamente a sua mão enquanto estiver a utilizar esta caneta, o que significa que pode pousar a mão como se estivesse a escrever numa folha de papel e conseguirá deslizar bem, pois o ecrã é bastante suave e evita que a mão fique presa.
Há outros acessórios, vendidos separadamente, como capas que servem de proteção para o Surface e também de teclado, o que é bastante versátil e que tornam este computador numa melhor ferramenta de trabalho. Há também ratos sem fios que se conectam por Bluetooth e vários adaptadores para ligar o computador à televisão, por exemplo.
O preço base é de 900€, mas pode chegar aos 1800€ dependendo dos componentes que escolher. Como incentivo, a Microsoft oferece 200 GB de armazenamento gratuito, durante 2 anos, no SkyDrive, um serviço idêntico ao Dropbox. Pode também desfrutar de 1 ano de chamadas grátis a partir do Skype e aceder aos hotspots "Skype Wi-Fi".
Resumindo, o Surface Pro 2 é um computador bastante pequeno, leve, e é capaz de executar as tarefas mais comuns e também corre programas mais exigentes. É dirigido aos utilizadores que valorizam a portabilidade e também a potência de um computador. O ecrã é pequeno mas pode sempre ligar o computador a um monitor externo ou à televisão e desfrutar da potência do Pro 2. Embora este Surface tenha componentes de média/alta gama, há outros computadores pelo mesmo preço que são mais rápidos e mais indicados para executar programas mais exigentes e os jogos mais recentes, mas que não são tão pequenos e leves e a autonomia também é inferior à deste computador.
E o leitor, o que acha deste computador? O que mudaria para o tornar perfeito? Partilhe a sua opinião!