Um símbolo que já pode ter visto várias vezes esta semana na internet e que representa uma falha grave de segurança. Veja aqui o que pode fazer para se proteger.
O Heartbleed é, de uma forma simples, uma vulnerabilidade que surgiu há cerca de dois anos quando um programador alemão (Robin Seggelmann) corrigiu uma outra lacuna, mas que só esta semana foi descoberta. Até agora não há confirmação de que isto tenha acontecido de forma intencional, mas de facto esta falha permite que alguém mal intencionado tenha acesso a informações sensíveis de utilizadores de vários serviços, como palavras-chave e dados de cartões de crédito. Não é claro se alguém já tirou proveito desta lacuna, mas já várias serviços afetados corrigiram a vulnerabilidade.
Estes são alguns exemplos de serviços afetados e, no caso de ter conta lá, deve alterar a sua palavra-chave: Facebook, Instagram, Pinterest, Tumblr, Google (incluindo Gmail e YouTube), Instagram, Yahoo, Flickr, Minecraft, Netflix, SoundCloud, Dropbox, IFTTT e Wunderlist.
Alguns serviços que não foram afetados e que por isso o utilizador não precisa de tomar qualquer ação: Apple, Microsoft (incluindo Hotmail e Outlook), LinkedIn, Twitter, Amazon, eBay, Groupon, PayPal e Evernote.
Se não sabe se outro serviço que utiliza foi, ou não, afetado, então deve esperar que seja emitido um comunicado dessa empresa a confirmar que foram afetados e que já corrigiram a lacuna, pois sem a correção, de nada vale ao utilizador alterar a palavra-chave. Assim que houver mais avanços nesta notícia, o The Opinion anunciará. Partilhe este artigo com os seus familiares e amigos para que se possam proteger também.
Para saber mais pode ler este artigo em inglês com uma lista mais extensa de serviços afetados e não afetados.
E o leitor, já estava a par desta situação? Já tomou medidas para se proteger? Partilhe connosco algum conselho útil que tenha!