Já tinha havido recentemente uma atualização para o Windows 8.1 que introduziu várias novidades, mas agora há mais alterações, principalmente para quem utiliza mais o teclado e o rato ao invés de um ecrã tátil. Esta é uma forma de aproximar os utilizadores da nova interface (Metro) do Windows 8.
A primeira novidade está no ecrã principal que apresenta agora um botão para procurar e outro para desligar o computador facilmente (o que não era tão intuitivo até à data). Também neste menu, ao clicar com o botão direito do rato em cima de alguma aplicação, surgirão as opções junto ao ponteiro, evitando que o utilizador tenha de se deslocar até à barra inferior, onde apareciam antes as opções. A listagem de aplicações também está com um novo aspeto, que aliás, pode ser ajustado por si.
Já existia esta opção (e mantém-se) mas agora a pré-definição é que o Windows apresente o ambiente de trabalho, e não o menu Iniciar com os quadrados. Na barra de tarefas veremos também as aplicações instaladas a partir da loja do Windows, facilitando a transição entre uma aplicação aberta e um programa que tenhamos aberto no Windows "tradicional". Outra novidade é que dentro das aplicações encontraremos no canto superior direito os botões de fechar e minimizar a janela e, à esquerda, as opções para colocar a aplicação a ocupar metade do ecrã. Se deslizarmos o rato para o bordo inferior do ecrã, veremos a barra de tarefas surgir, o que também facilita a utilização destas duas interfaces.
A Microsoft recomenda aos utilizadores que façam esta atualização, já que sem ela não terão acesso às próximas (que estão para breve), entre elas, o regresso do menu iniciar tradicional. Pode ainda ler este artigo para ficar a conhecer as novidades introduzidas pelo Windows 8.1 no final do ano passado.
E o leitor, considera estas alterações suficientes para migrar para o Windows 8? Que outras alterações gostaria de ver implementadas? Partilhe a sua opinião!